http://biogas.cetesb.sp.gov.br

Softwares

  • Convert
    • Convert é um programa gratuito e fácil de usar. Com ele o usuário poderá converter as unidades mais populares de distância, temperatura, volume, tempo, velocidade, massa, potência, densidade, pressão, energia e muitas outras, incluindo a capacidade de criação de conversões personalizadas. para mais informações: www.joshmadison.comConvert – 568KB 
  • E-PLUS 1.0
    • E-PLUS é um programa que calcula, tanto a rentabilidade quanto os benefícios ambientais do seu projeto, permite também alterar valores de emissões evitadas no programa para uma avaliação mais personalizada. – E-PLUS 1.0 – 1,88MB 

Programa para Cálculo de Geração de Biogás e Opções de Uso Energético

Programa s “Biogás, geração e uso energético” aterros e efluentes & resíduo rural, versão 1.0

Esses programas foram desenvolvidos no Brasil com recursos dos Governos Federal e do Estado de São Paulo. Seu uso, reprodução e distribuição são livres, desde que sejam citadas as instituições realizadoras e financiadoras. Eles estimam as emissões de biogás e as quantidades de energia disponíveis pela sua recuperação e uso em aterros sanitários e estações de tratamento anaeróbio de esgotos domésticos ou efluentes industriais ou resíduos rurais.

Os resultados gerados por eles são as primeiras e menos onerosas informações que permitirão ao interessado dar início ao extenso processo de obtenção dos benefícios energético e financeiro pela recuperação e uso energético do biogás.

A CETESB preparou um CD para aterros e outro para efluentes e resíduo rural. Eles permitem a instalação dos programas executáveis e contém pastas que também incluem o manual de orientação do uso do programa, o programa instalador e o código fonte do programa original. Para baixar o CD de sua preferência, clique em uma das linhas abaixo.

Programas para Cálculo de Geração de Biogás e Opções de Uso Energético

Para descompactar cada CD empregue o programa Winzip. Caso não esteja instalado em seu computador clique aqui

Sobre a cooperação entre SMA-SP, CETESB e MCT.

Estes programas de computador para estimativa de geração de biogás e avaliação de recuperação e uso energético, fazem parte dos produtos desenvolvidos no âmbito de dois Convênios firmados entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB,e do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Esses Convênios têm como objetivo a elaboração de manuais de orientação para a recuperação e uso energético do biogás de estações de tratamento anaeróbio de esgotos e de aterros sanitários. Os Convênios foram publicados no Diário Oficial da União de 26 de dezembro de 2001, seção 3, página 244.