http://biogas.cetesb.sp.gov.br

Projetos de Biogás no MDL

 

    Visualize os Projetos de MDL no:

google_maps

 

Esta página apresenta uma compilação de projetos brasileiros publicados na United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolvidos de acordo com as regras do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Quioto e que tratam da recuperação acompanhada da destruição ou aproveitamento da energia do biogás. Esse biogás é emitido pela degradação anaeróbia dos resíduos sólidos urbanos em aterros e pelo tratamento anaeróbio de esgotos, efluentes líquidos ou resíduos rurais. Nenhuma outra modalidade de projeto brasileiro de MDL foi incluída nesse levantamento.

Além desses projetos de captura e queima do metano dos aterros, das estações de tratamento anaeróbio de esgotos, efluentes e resíduos rurais, quantidades de resíduos sólidos orgânicos são segregadas e empregadas como combustível em unidades de geração de energia elétrica com caldeiras a vapor. A combustão desse resíduo orgânico que seria depositado em um aterro, evita a geração e emissão do metano contido no biogás.

Finalmente, em sua elaboração, a maioria dos projetos de redução de emissão de metano optou pela simples queima desse gás de efeito estufa. Isso faz com que esse levantamento seja também uma síntese atualizada de fontes de energia disponíveis para uma adequação dos projetos e avaliação da melhor aplicação energética para o metano que está sendo apenas queimado.

 

Atualizado em 04/04/2014

 

Legenda:

legenda2

Visualizar Projetos de Biogás no MDL em um mapa maior

Informações sobre o Projeto de Biogás no MDL – 2ª Edição.

 

Apoio: UK